O arquipélago dos Açores, banhado por águas portuguesas, estende-se por mais de 650 km2. É composto por três grupos, a saber: o Oriental, constituído pelas ilhas de Santa Maria e São Miguel, o Central, com as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial e o Ocidental, formado pelas ilhas de Flores e Corvo.

A ilha do Pico é a maior do Grupo Central, a segunda do arquipélago. Com uma largura e comprimento máximos de 16km e 46km, respetivamente, apresenta uma área superficial de 447km2, sendo a cota máxima no vértice geodésico do Piquinho, com 2351m de altitude, ponto mais elevado do território português. É constituída por três concelhos: Lajes, Madalena e São Roque.

O lugar de São Roque recebeu o foral de Vila a 10 de novembro de 1542 pela mão de El-Rey Dom Johan III, onde consta “Eu de meu moto proprio faço ho lugar de Sam Roque vylla e ey por bem que daquy em diante pera sempre seja e se chame vylla nova de Sam Roque (…)”. Com cinco freguesias: Santa Luzia, Santo António, São Roque, Prainha e Santo Amaro, este concelho abramge uma comunidade total de 3388 habitamte (censos 2011).

Nos finais do séc. XVIII chegaram às águas açorianas os baleeiros americanos, que aqui vinham abastecer víveres e recrutar arpoadores entre a população local.

Esta circunstância introduziu no arquipélago a caça ao cachalote, chegando a transformação industrial deste cetáceo a constituir uma das principais atividades económicas durante cerca de duzentos anos.

Atualmente o setor primário, principalmente a agricultura, suporta um peso considerável no equilíbrio da economia local. No entanto, o setor dos serviços, é aquele que emprega a maioria da população ativa.

Todavia, atendendo ao que de melhor o concelho tem para oferecer, o turismo terá de ser uma das grandes apostas do futuro. Caracterizado pelo negro da rocha vulcânica e por uma vegetação exuberante, São Roque oferece vários pontos dignos de interesse turístico.
No ano letivo de 1977/78, surge a Escola Preparatória de São Roque do Pico – um sonho há muito desejado. Em 1986, a escola oferece a possibilidade de frequentar o ensino secundário. Em 1994 completa-se o desejo: o 12º ano começa a ser lecionado. Em 2000 e pelo crescente aumento de alunos, a escola é ampliada.

“Em 1998 foi criada a Escola Básica e Integrada de São Roque do Pico que englobou as estruturas de educação e ensino do concelho. Atualmente, com base no Decreto Legislativo Regional nº12/2005, esta unidade orgânica passou a designar-se por Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.” (projeto educativo 2005/2008)

Ao longo da última década, assistiu-se a uma modernização das estruturas da escola e dos materiais de apoio a todo o processo educativo, destacando-se o Polidesportivo, e o Edifício 2 destinado ao ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo. A área das Tecnologias, também foi alvo desta modernização e no presente continua a ser encarada como área prioritária, atendendo ao desgaste dos equipamentos e à necessária atualização dos mesmos.