Caros alunos e encarregados de educação,

Espero que todos se encontrem de saúde, tal como a vossa família e amigos.

Como é do conhecimento de todos, face à conjuntura atual de pandemia resultante da evolução do COVID-19, os estabelecimentos de ensino da Região encontram-se encerrados desde o dia 16 de março.

Desta forma o processo de ensino-aprendizagem teve que se adaptar à situação social em que vivemos atualmente.

Encontramo-nos assim numa situação de ensino à distância e para isso a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico elaborou o seu Plano de Ensino à Distância que foi remetido à Direção Regional de Educação aguardando o seu parecer.

 

Nesta modalidade de ensino a responsabilidade do aluno e do encarregado de educação são fundamentais para que a mesma atinja o sucesso que todos desejamos. Estamos conscientes que algumas adversidades surgirão, contudo teremos que ter todos, e digo todos, pensamento positivo, pois temos uma equipa de trabalho empenhada em dar o seu melhor para que todas as contrariedades possam ser ultrapassadas.

O Encarregado de Educação desempenhará, nesta modalidade de ensino, um papel ainda mais importante do que o habitual, nomeadamente na manutenção de hábitos de estudo. O seu educando tem que se sentir apoiado desde o início do processo até ao momento em que o mesmo termine, sentindo um verdadeiro acompanhamento por parte do seu encarregado de educação. Este acompanhamento passará necessariamente pelo conhecimento das tarefas que têm para realizar, às trocas de mensagens/emails com os seus professores, monitorizando o cumprimento o horário de trabalho estipulado pela unidade orgânica.

Devem os pais e encarregados de educação explicar que estar em isolamento não é estar de férias. É fundamental definir um horário e uma organização do estudo, ainda que de forma autónoma e à distância.

 

O modelo de ensino à distância contempla sessões síncronas, aulas por videoconferência com o professor e a turma, e sessões assíncronas, onde o aluno de forma autónoma, mas com o apoio do docente, realiza uma série de tarefas propostas pelos seus professores colocadas na plataforma SGE e enviadas por email, pelo que recomendamos que acedem a ambos com regularidade.

As sessões assíncronas terão início no dia 14 de abril e as sessões síncronas no dia 20 de abril.

 

Relativamente às sessões assíncronas, para que o trabalho a realizar autonomamente não fosse excessivo, o plano de ensino à distância que elaboramos impôs um limite de tempo de duração usado para a realização das tarefas pelo aluno, sendo que essa informação será remetida pelos professores titulares/diretores de turma. (Ex: a duração máxima da tarefa a disponibilizar pelo docente de Educação Física não pode tirar mais do que 30 minutos semanais ao aluno para a realizar.)

Durante a execução das tarefas assíncronas, o aluno ou o encarregado de educação (no caso do Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo) poderão entrar em contacto com o professor, via SGE ou e-mail, para esclarecimento de dúvidas ou para receber alguma orientação sobre o trabalho a desenvolver. Deverá existir uma confirmação da realização da tarefa e para isso poderá o aluno, tirar fotografias, fazer vídeos e enviar para o professor, de acordo com o que for determinado para a atividade.

 

Sabe-se que existe a possibilidade da RTP Açores vir a disponibilizar conteúdos curriculares preparados pela equipa Prof DA de Matemática, para todos os anos de escolaridade. Para além disso, os alunos também poderão acompanhar a emissão de recursos, a nível nacional através da RTP Memória (TDT canal 7 | NOS canal 18 | MEO canal 100 | VODAFONE canal 17), preparados pelo Ministério da Educação. Também os alunos do Ensino Pré-Escolar usufruirão de alguns conteúdos que serão transmitidos através da RTP 2. (Horários em anexo)

Todas as turmas do 5.º ao 12.º ano terão um horário escolar de sessões síncronas, através da plataforma TEAMS, a qual deve estar instalada nos vossos computadores. Os horários encontram-se em anexo e também serão enviados pelos diretores de turma aos alunos e respetivos encarregados de educação.

Enquanto escola, percebemos a importância que têm os nossos educadores, professores titulares e diretores de turma nos nossos alunos, e por essa razão existirão momentos na semana onde cada turma terá uma sessão síncrona com o seu Educador/Professor Titular/Diretor de Turma. Estas sessões têm como objetivo a manutenção de uma boa dinâmica relacional  professor/aluno e aluno/aluno, do feedback ao trabalho realizado e sobretudo para que o aluno se sinta sempre acompanhado e apoiado.

 

No 1.º ciclo, e noutros ciclos do ensino básico e no ensino secundário em que aos alunos não seja possível, transitória ou permanentemente, o ensino à distância por via digital, a escola irá fotocopiar/imprimir recursos remetidos pelos professores, os quais serão entregues nas caixas de correio através das juntas de freguesia, respeitando-se os cuidados sanitários inerentes à atual conjuntura.

 

Importa referir que, apesar de ser uma modalidade de ensino não presencial, deverá existir progressão de conhecimentos, procurando os professores incidir naqueles que considerarem essenciais e que as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do 3.º período.

 

Todos os alunos, pais e encarregados de educação podem, neste terceiro período, continuar a contar com o esforço e dedicação dos educadores e professores da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico para continuarem a usufruir do seu direito à educação, contando igualmente com o esforço e compreensão de todos os alunos e Encarregados de Educação para criar condições favoráveis ao processo ensino-aprendizagem no final deste ano letivo.

Fazemos votos de que continuem bem, em segurança e com saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*