Caros alunos(as), pais e encarregados(as) de educação,
Vivemos, todos, dias de ansiedade, de alguma apreensão e incerteza, mas também com muita alegria pelo facto do ensino voltar a ser presencial.
Este misto de sentimentos, que são coletivos, lança-nos, enquanto responsáveis pelas escolas do concelho de São Roque, um enorme desafio: “Garantir que estão reunidas as condições físicas e logísticas para que todos: alunos, pais e agentes educativos se sintam tranquilos, nesta que consideramos ser a nossa segunda casa.”
Como é do conhecimento de todos, os constrangimentos existem e são de natureza vária e há que não negligenciar nenhum aspeto, por mais supérfluo que possa, à partida, parecer.
Transportes
No âmbito do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, que declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, foram publicados o Decreto-Lei n.º 20/2020, de 1 de maio, o Decreto-Lei n.º 22/2020 de 16 de maio e o Decreto-Lei n.º 24-A/2020, de 29 de maio.
Desde março último, foram publicados vários diplomas que determinam que as entidades públicas ou privadas responsáveis por transporte coletivo de passageiros devem, cumulativamente, assegurar:
– A lotação máxima de 2/3 da sua capacidade;
– A limpeza diária, a desinfeção semanal e a higienização mensal dos veículos, instalações e equipamentos utilizados pelos passageiros e outros utilizadores, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.
Neste sentido contactamos as empresas de transportes que servem a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico para que cumprissem com as orientações acima referidas e todos os esforços foram diligenciados por parte da direção da escola para que os horários fossem os melhores para os nossos alunos. (Horários dos Transportes em Anexo)
Horários Escolares
A limitação de transportes públicos na ilha do Pico, não permitiu a existência de um horário de entrada e saída diferente do habitual.
Nesta sequência, e para que se evitasse a aglomeração de alunos durante o intervalo entre aulas, os horários foram construídos para que existam dois grupos em todos os edifícios: EB1/JI da Prainha e Santo Amaro: Grupo I – Pré-Escolar e Grupo II – 1 Ciclo; Edifício 1: Grupo I – do 5.º ao 8.º anos e Grupo II – do 9.º aos 12.º anos; Edifício 2: Grupo I – Pré-Escolar e 1.º ano e Grupo II – do 2.º aos 4.º anos.
Salas de Aula
Cada turma tem a sua sala específica e os apoios, quer à turma quer individuais, serão ministrados na sala de aula dos alunos.
Garantindo que as turmas mais numerosas ficam nas salas de maiores dimensões, assegurou-se que cada aluno tem a sua mesa. No início do ano letivo o professor titular/diretor de turma irá definir a planta da sala de aula e a mesma deverá ser cumprida em todas as aulas.
Aulas de Educação Física/Formação Desportiva
No passado mês de julho, o órgão de gestão reuniu com os docentes da disciplina de Educação Física para, juntos, pensarem na forma como iriam garantir que as perdas devido às limitações físicas que o pavilhão gimnodesportivo apresenta fossem minimizadas. Assim, garantiu-se que todas as turmas têm, pelo menos, 90 minutos de aula prática, ficando os restantes 45 ou 90 minutos, consoante o ciclo de ensino, destinados a aula teórica, a alguma atividade ao ar livre que não implique a utilização do balneário ou inclusive a uma cooperação com outras disciplinas na elaboração/conclusão de trabalhos.
Curso Básico de Música
Relativamente ao Curso Básico de Música (Ensino Artístico), nomeadamente no que concerne às aulas de instrumento, como os alunos inscritos são de turmas diversas, atribuímos a cada professor uma sala de aula específica. Nessa sala estarão cadeiras identificadas que, aquando da aula, o aluno coloca a cadeira com o seu nome junto da estante para iniciar o seu desempenho.
Refeitório
Também os horários do momento da refeição foram concebidos de forma a garantir que a utilização do refeitório seja, no máximo, 50% da sua lotação, existindo ainda uma barreira de acrílico entre utilizadores. A entrada e saída, deste e de outros espaços, estão definidas, existindo trajetos próprios, devidamente sinalizados, de modo a minimizar o cruzamento de alunos/assistentes/professores.
Não existe serviço de self-service, o assistente operacional afeto ao refeitório entregará aos alunos o tabuleiro já preparado, com sopa, prato principal, pão, salada, fruta/sobremesa e copo de água.
Apoios na Biblioteca
Habitualmente estão disponíveis na Biblioteca Escolar professores das diversas áreas do ensino para que os alunos possam esclarecer dúvidas e tenham ajuda especializada na execução de tarefas.
Existirão pelo menos duas mesas com divisórias para que, se necessário, se possa ministrar um apoio mais individualizado.
Intervalos/Tempos Livres
Sempre que as condições meteorológicas se revelem favoráveis, os alunos devem privilegiar a ocupação dos espaços exteriores.
Devido aos constrangimentos em termos de espaços comuns no interior da escola, decidiu-se manter as salas de aulas abertas, durante os intervalos e na hora de almoço, nos dias em que as condições meteorológicas se revelem desfavoráveis para se estar no exterior, para que os alunos possam estar, com maior tranquilidade e segurança, a conviver com os seus amigos e colegas de turma, na sua sala de aula. Para este efeito, há compromissos que terão de ser assumidos, de forma responsável, quer pelos alunos, quer pelos encarregados de educação, tendo em vista a preservação do material e mobiliário das salas de aula, fundamentais para o sucesso educativo que se pretende.
Reuniões Funcionários/Encarregados de Educação
Foram realizadas reuniões com os assistentes dos diversos setores, serviços administrativos, pré-escolar e 1.º ciclo, pavilhão gimnodesportivo e cozinha, para definir procedimentos a adotar face a esta nova realidade. Estes funcionários também assistiram a uma sessão promovida pela Unidade de Saúde da ilha de São Miguel “Ensino presencial – orientações para os estabelecimentos de ensino no ano letivo 2020/2021”, sessão que permitiu que todas as dúvidas que existissem pudessem ser esclarecidas pelos técnicos responsáveis.
Na passada segunda-feira, 7 de setembro, a Comissão Executiva Provisória convidou os encarregados de educação representantes das turmas do ano letivo anterior para uma reunião onde, para além de transmitirmos todas as informações relativas ao próximo ano letivo, proporcionou aos mesmos uma visita guiada pela escola, percorrendo espaços específicos, como salão de convívio, bar, refeitório, salas de aula, laboratórios, biblioteca escolar, com o intuito de visualizarem e interiorizarem as dinâmicas implementadas e com isso lhes transmitir também alguma serenidade.
Também ao longo da semana realizaram-se reuniões, por videoconferência, com os encarregados de educação dos diferentes edifícios que compõem a unidade orgânica: EB1/JI da Prainha e Santa Amaro, Edifício 1 e Edifício 2 da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, onde, para além de transmitirmos todas as informações relativas ao próximo ano letivo, pudemos esclarecer todas as dúvidas por eles colocadas.
Recomendações
– Ao entrar na escola, desinfetar as mãos com uma solução antissética de base alcoólica;
– Todos os Alunos dos 5.º ao 12.º anos são obrigados a utilizar máscara em todo o recinto escolar e no percurso casa-escola-casa se utilizarem transportes públicos. Só não é permitida a utilização de máscara: para alimentação, devido à sua impraticabilidade; Durante a prática de atividade física em que ocorre esforço físico; Atestado Médico de Incapacidade Multiusos ou declaração médica que ateste condição clínica incapacitante para a sua utilização.
– Evitar tocar na parte da frente da máscara;
– À entrada e saída da sala de aula desinfetar as mãos com uma solução antissética de base alcoólica;
– Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão ou desinfetá-las com uma solução antissética de base alcoólica;
– Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
– A utilização do cartão escolar será imprescindível no refeitório, no entanto, quer no bar quer na papelaria, os alunos/assistentes/professores apenas indicarão o número de cartão para que se evite vários contactos com o mesmo;
– De acordo Com as orientações emanadas da DRE, no documento “Regresso Seguro às Aulas” (pág. 17) que refere que “qualquer elemento da comunidade escolar – alunos, docentes e não docentes- que manifeste sintomas de infeção respiratória (tosse, febre ou dificuldade respiratória) não deve comparecer no estabelecimento de ensino (…)”, e de acordo com o Plano de Contingência da Escola, que refere que ” Segundo a DRS, não devem ser admitidas na escola. crianças ou profissionais com temperatura igual ou superior a 38 ºC ou com sintomas de gripe”(pág. 21), a escola pode impedir a entrada no recinto escolar de qualquer elemento da comunidade educativa.
E assim vai o nosso trabalho, assente em desafios incertos, mas impulsionado pela certeza de que tudo está a ser feito em prol dos nossos alunos. E este trabalho continuará, em nome desta instituição escolar, com a dedicação e profissionalismo de sempre, procurando harmonizar o saber com o civismo, edificando uma escola que se quer, acima de tudo, inclusiva e de sucesso. Para o bem dos nossos, para o bem de todos.
Numa mensagem para os pais, pedíamos tranquilidade e confiança no nosso trabalho. Procurámos garantir que tudo esteja operacional para que todos na EBS de São Roque se sintam seguros. Asseguraremos um plano B, se eventualmente ele for necessário, na esperança que o mesmo fique apenas no papel.
Um bom ano letivo para todos!